22.8.09

Será Fábio Coentrão o "culpado" da boa forma de Di Maria ? E agora, não falam de Reyes ?

Ángel Di María chegou ao Benfica em 2007, com o objectivo de substituir Simão Sabrosa que tinha sido transferido para o Atlético de Madrid. Di María herdou mesmo a camisola '20' do ex. capitão do Benfica. Contudo, ao fim de duas épocas, o argentino era um "mal-amado". Poucos percebiam o seu futebol. Desde cedo que se percebeu que Di Maria tinha um pé esquerdo de inegável qualidade, mas demorava em "explodir". Ainda antes de Jorge Jesus ter sido anunciado como treinador do Benfica, vários adeptos dos encarnados queriam a saída de Di María. Contudo, Jesus, que cedo apostou em Fábio Coentrão, fazendo mesmo com que o português ficasse no plantel, percebeu que estava perante dois jogadores de grande qualidade, e ainda muito jovens. Estes (e muito mais) factores, fizeram com que a direcção encarnada não avançasse para a contratação de José António Reyes, jogador que tinha terminado o período de empréstimo, apesar do espanhol ter caído nas "boas graças" dos adeptos. A opção sobre Reyes era de cerca de 6 milhões de euros, muitos entendiam que era um valor razoável tendo em vista a qualidade do antigo camisa '6' dos encarnados. Mas Jorge Jesus não foi nessa conversa. Desde cedo que se percebeu que o técnico português não contava com Reyes, mas sim com Fábio Coentrão e Di María. Ao fim de uma excelente pré época, os adeptos encarnados cada vez falavam menos em Reyes. Os jovens Coentrão e Di María eram os novos "meninos bonitos" do Benfica. O extremo português é uma das apostas pessoais de Jorge Jesus, o que levou o técnico a elogiá-lo inúmeras vezes. Esses mesmos elogios, parece que não incentivaram somente Coentrão, mas também... Di María. O argentino de 21 anos, que é admirado por Maradona, percebeu que corria o risco de perder o lugar na equipa caso não "explodisse" e se aplica-se a 100%. Os resultados prácticos tem-se visto. Jesus tem feito um excelente trabalho com estes dois jovens. Apostou seriamente neles. Primeiro, melhorou-os fisicamente. Di María em 3 meses ganhou 8 kilos de massa muscular, Coentrão ganhou 5. Depois, trabalhou-os no plano defensivo. Agora é frequente ver Di María e Coentrão em tarefas defensivas. À uns meses, era algo de impensável.
Mas agora deixo aqui algumas questões.
Onde estão aqueles que imploravam pela contratação de Reyes ? Ainda acham que o espanhol faz falta ?
Quem tem mérito pelas ascensões meteóricas de Coentrão e Di María ?
A verdade é que o Benfica fez uma aposta que se revelou acertada. Não investiu 6 milhões em Reyes, apostando antes em Di María e Fábio Coentrão, ambos de 21 anos, que facilmente se tornaram no centro das atenções no plantel encarnado.
Di María, parece estar prestes a "explodir" neste terceiro ano de águia ao peito. Fábio Coentrão tem agora uma excelente oportunidade para mostrar o seu valor, e calar aquela gentinha que diz que ele só gosta é de "noites"...

0 comentários: